Campanha Abril Verde reforça a prevenção de acidentes do trabalho

“Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho”, pede a campanha Abril Verde de 2018, que terá novamente ações integradas de todo o Ministério Público do Trabalho (MPT) e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”.

Para o coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Leonardo Osório, “a proteção à saúde e à segurança do trabalho é dever de todos, em especial diante de uma iminente reforma de previdência, pois o acidente de trabalho não afeta só o trabalhador”, alerta ele. É o que está nos cartazes da campanha, que explicam: “Atinge a empresa, a economia, a saúde e a previdência. Prejudica você, porque afeta o país”.

Números do primeiro trimestre desse ano demonstram que os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais. Nesse período, foram emitidas mais de 160 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 625 óbitos. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT – OIT.

Piauí – A coordenação regional da Codemat (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho) do Ministério Público do Trabalho no Piauí solicitou a órgãos do poder público que participem do movimento Abril Verde iluminando suas fachadas com a cor verde.

De acordo com os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, nos últimos cinco anos, 16.748 trabalhadores foram afastados do trabalho, o que gerou em R$ 178 milhões de reais de gastos com benefícios previdenciários. No mesmo período, foram emitidas 8.611 CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho) e notificadas 117 mortes acidentárias.

A maior incidência de lesões por acidentes de trabalho são fraturas, seguidas por cortes e laceração. O setor econômico campeão nas notificações de CATs é o da Construção Civil, especialmente no trabalho em alturas.

A Prefeitura Municipal de Teresina e o Governo do Estado, atendendo à solicitação da coordenadora regional da Codemat – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, do MPT, determinaram a iluminação da Ponte Estaiada e do Palácio de Karnak com a luz verde, que simboliza a campanha Abril Verde.

Em tempo – No dia 29 de março é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para lembrar a necessidade de adoção de medidas preventivas no meio ambiente de trabalho para evitar doenças e vítimas de acidentes.

Imprimir