MPT e IFPI vão doar face shields a profissionais de serviços essenciais

O Instituto Federal do Piauí/Campus Picos recebeu do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) a doação de R$ 2 mil para fabricação de protetores faciais tipo “face shields”, que serão doadas a profissionais da saúde, agentes penitenciários e profissionais da segurança pública.
A solicitação do recurso foi feita pela Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), que manifestou à Procuradoria do Trabalho no Município de Picos a necessidade de equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento ao novo Coronavírus, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos/PI.

“Conforme orientação institucional da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, o MPT pode realizar repasses de valores relativos à multas para segmentos que atuam diretamente na prevenção e combate à Covid-19”, explicou o procurador Carlos Henrique Leite. Ele argumenta, ainda, que outros trabalhadores de serviços essenciais também carecem de EPIs. Dessa maneira, orientou que a doação se estendesse aos trabalhadores da segurança pública também.
A FEPISERH informou ao procurador que o Instituto Federal do Piauí, em Picos, estaria fabricando máscaras reutilizáveis, que poderiam ser doadas aos órgãos públicos a preço de custo, necessitando apenas da aquisição da matéria prima. “Entramos em contato com o IFPI de Picos e nos disponibilizamos a ajudar o projeto de fabricação das face shields. Argumentamos, porém, que outros trabalhadores também necessitavam desse EPI”, relatou Carlos Henrique.
O procurador contactou o Ministério Público Estadual, em Picos, para que o órgão intermediasse a doação. “Ficou acertado que, logo que as máscaras estiverem prontas, o IFPI encaminhará ao MP para serem entregues aos agentes públicos estaduais lotados nos órgãos da saúde e da segurança pública em Picos”, finalizou o procurador.

Imprimir