Cadeia da carnaúba ganhará manual de boas práticas

No início do mês de junho, representantes de trabalhadores e empresários se reuniram com procuradores do Trabalho e auditores fiscais do Trabalho do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte para discutir sobre o aprimoramento da cadeia produtiva da carnaúba. O encontro, que aconteceu em Fortaleza, teve como objetivo melhorar o trabalho em todos os segmentos por meio da elaboração do Manual de Boas Práticas na Cadeia Produtiva da Cera da Carnaúba.


O procurador do Trabalho Edno Moura conta que pontos como contrato de parceria, agricultura familiar, equipamentos de segurança e trabalho infantil deverão fazer parte da cartilha. “O foco é, sobretudo, nas questões trabalhistas, para que tenhamos uma cadeia limpa de trabalho escravo ou descumprimento das normas mais elementares de direito do trabalho”, ele enfatiza.

A proposta foi apresentada por especialistas na área, mas ainda sofrerá ajustes em alguns pontos. Entretanto, o procurador aponta que até agosto deste ano, no início da safra nos três Estados, o Manual de Boas Práticas deverá ser lançado.

Imprimir