MPT vai ajuizar ações contra Estado e terceirizadas

 

MPT vai ajuizar ações contra Estado e terceirizadas

O Ministério Público do Trabalho no Piauí irá realizar nesta quinta-feira (12), às 15 horas, uma audiência com representantes dos trabalhadores e de empresas de segurança e serviços gerais contratados pelo Estado e Município de Teresina para tratar da falta de pagamento dos salários dos terceirizados.

A audiência foi marcada, em caráter de urgência, desde a semana passada, especialmente com as empresas Servi-san Limpeza e Conservação e Servi-san Vigilância Armada, que empregam a maioria dos trabalhadores que se encontram com salários atrasados e fizeram, no início da semana, manifestações na porta da empresa. Os procuradores José Wellington Soares e Edno Moura conduzirão a audiência em conjunto porque são responsáveis por procedimentos investigativos referentes às duas empresas. “A nossa tentativa é o entendimento da situação e uma solução imediata para que esses pagamentos sejam feitos o mais breve possível”, afirmou o procurador José Wellington.

É importante salientar que o MPT tomou conhecimento do problema através de denúncias feitas por trabalhadores na Procuradoria do Trabalho em janeiro deste ano. Pelo menos seis empresas estão sendo investigadas por procuradores do Ministério Público do Trabalho. E, em razão da quantidade de trabalhadores envolvidos, os procuradores José Wellington Soares, Edno Moura, Jeane Colares e Maria Elena Rêgo, responsáveis pelos processos, passaram a dar total prioridade a esse caso.

O MPT está adotando todas as medidas judiciais cabíveis. Já estão sendo finalizadas todas as ações coletivas. “O que não se pode admitir é que os trabalhadores sejam prejudicados porque efetivamente prestaram serviços ao Estado. E um erro de procedimento do contratante e das empresas não pode afetar quem não tinha qualquer gerência sobre o processo”, finalizou o procurador Edno Moura.

 

 

 

Fonte: MPT-PI

 

 

Imprimir